FALSO ENCOSTO.


O que vou contar é um fato verídico contado por um amigo feito no santo, e que segundo ele aconteceu numa casa antiga, e respeitada do candomblé na Bahia.
Ele disse que tinha o costume de ir nessa roça de axé pelo fato de ter amigos lá. Um dia chegando notou uma agitação fora do normal para aquela hora, e naturalmente ficou curioso.
Que ao terminar de cruzar o pequeno corredor externo que ligava a frente ao fundo do imóvel, e chegar no pátio deparei com uma yawô fazendo um quebra quebra, e promovendo assim um arerê(confusão) dos pecados.
À algumas pessoas da própria comunidade que estavam assistindo a cena ele me disse que perguntou:
- O que está acontecendo com ela?
Uma delas que aparentava ser a mais velha respondeu:
- Não está vendo a yawô com exú fazendo um quebra quebra da disgrama?
Olhando para cena que já estava acabando porque o axogun, e algumas filhas de santo estavam levando ela, e o que estava nela para dentro de uma casa que se situava no wàtin respondí melancólicamente:
- É, é, é!
Momentos depois voltaram de lá com a yawô normal, com a cara limpa, como que se nada tivesse acontecido.
Algum tempo depois ele disse que resolveu ir embora porque estava chegando a hora de descansar para trampar às 00horas, pois nessa semana estava no turno da noite.
Chegando na frente do imóvel vindo pelo mesmo lugar pelo qual entrara ainda ouviu o que o axogun conversava com um senhor que segundo ele ficou sabendo era o filho de santo feito de Omolú vivo mais velho da roça que há pouco se fazia presente. De repente o axogun que ia entrando num quarto se virou, e falou pro Tàta Vodunci:
- Pois é Tàta exú agora deu pra se manifestar na yawô! Esta já é a terceira vez!
Tàta mostrando impaciencia perguntou pro axogun:
- O senhor por acaso sabe o que é Orí?
- O senhor por acaso sabe o que Orí Inú?
- O senhor sabe por acaso o que é Orí Odé?
- O senhor sabe por acaso o que é Orixá?
Pela demora da resposta ele sentiu que o axogun não sabia, e por isso respondeu:
- Olha pai o Orí Inú é a cabeça santa, a cabeça invisível que todos têem, mas que poucos vêem.
- O Orí Odé é essa cabeça que todos têem, e que todos vêem.
- Orixá é: Orí cabeça + xá = Imperador ou seja o orixá é o rei, o imperador, o dono da cabeça da pessoa, e conseqüentemente senhor do corpo também porque é a cabeça que comanda todo o resto do corpo da pessoa, por isso eu pergunto ao senhor:
- O senhor acha que o Orixá da Yawô iria ceder o seu trono, o seu lugar para que exú que é o seu empregado batesse na sua filha? Se ele mesmo o próprio Orixá podia fazer isso! Ainda mais ela sendo de Obaluaiyê!
O axogun ficou olhando pro Tata Vodunci como quem estivesse analisando o que acabara de ouvir, e o Tata completou:
- Isso dessa yawô não passa de marmotagem pra chamar atenção ou qualquer outra coisa!

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